Imóveis em Campos do Jordão
Dicionário Imobiliário
- Home
- Dicionário Imobiliário
Ato, processo ou efeito de calafetar, isto é, impedir a passagem de líquidos ou de ar pela vedação, com massa apropriada, de fendas e frestas de pisos, telhados, janelas, portas etc.
Duto ou cano para captação e escoamento de águas pluviais, comumente instalada em telhados.
Conjunto de instalações provisórias de uma obra, onde realizam-se os serviços auxiliares à construção. O canteiro de obras pode abrigar depósitos, alojamentos, banheiros e oficinas.
Quantidade de obras em andamento.
Documento que concede a alguém o empréstimo de certa quantia. Costuma valer por 30 dias, às vezes prorrogáveis.
Linha de crédito habitacional criada pelo presidente Getúlio Vargas em 1936, hoje possui regras de financiamento, prazo de pagamento e taxas de juro definidas pelas instituições financeiras.
Órgão onde são cadastrados todos os imóveis de determinada região. Lá se encontram as informações a respeito de cada imóvel, sua matrícula, sua localização, seu dono, sua situação jurídica, seu histórico e todas as modificações por que passou.
Entidade privada com reconhecimento público que guarda títulos e documentos, faz registros públicos e lavra (redige) contratos.
Garantia dada com títulos ou coisas de valor, inclusive dinheiro, de que determinada dívida contratual, como financiamento imobiliário ou aluguel, será paga.
Documento expedido por um cartório que garante ser correto determinado registro, como o de um imóvel. As certidões podem ser pedidas por qualquer pessoa, mediante o pagamento de uma taxa.
Documento expedido por um Cartório de Registro de Imóveis, que garante ser correto determinado registro. A certidão pode ser requerida por qualquer pessoa, mediante pagamento de uma taxa.
Pessoa a quem se transfere, por meio de cessão, direitos e/ou obrigações.
Definido pela lei n.º 8.078, de 11/09/1990. Visa proteger os direitos do consumidor. A lei estabelece como princípios fundamentais a nulidade de cláusulas abusivas, a facilitação da defesa, o prazo de reflexão e a responsabilidade do fornecedor por vício do produto ou serviço.
Forma de pagamento recebida pelo corretor de imóveis, como intermediário na transação imobiliária.
Percentual máximo de sua renda que o pretendente a um financiamento pode comprometer mensalmente na prestação.
É o contrato entre duas partes em que o vendedor se compromete a vender seu bem (imóvel ou móvel) e o comprador se compromete a comprá-lo nas condições acertadas. É também chamado contrato de compra e venda ou promessa de compra e venda.
Exigência da instituição financeira de que o pretendente a financiamento comprove com documentos (contra-cheque, carteira de trabalho, declaração do Imposto de Renda) que ganha o suficiente para arcar com as prestações.
Edifício ou conjunto de casas que forma um todo e divide as despesas comuns. Condomínio é também a maneira usual de se referir à taxa ou encargo de condomínio. A taxa de condomínio resulta do rateio das despesas comuns em uma divisão de acordo com as proporções, ou cota, de cada imóvel , como a água e a energia elétrica utilizadas nas áreas comuns, o salário dos funcionários e a manutenção de elevadores.
Dono, juntamente com outros; co-proprietário. Maneira usual de se referir aos membros de um condomínio.
Empresa responsável pela construção de determinado empreendimento.
Profissional da área de vendas do segmento imobiliário que detém conhecimento suficiente para desenvolver um relacionamento pró-ativo com os clientes. Além da exigência de ser corretor de imóveis credenciado, é necessário que o consultor imobiliário tenha uma visão global do mercado.
Capeamento de argamassa para nivelar pisos, sobre o qual se aplica o revestimento definitivo.
Contrato em que são pactuadas as condições de compra e venda de um imóvel, por exemplo. Documento pelo qual o vendedor obriga-se a transferir o domínio de certo bem ao comprador, no preço, prazo e demais condições ajustadas.
Contrato pelo qual o proprietário de um bem assume o compromisso de vendê-lo ao outro contratante, que, por sua vez, se compromete a comprá-lo no prazo e preço estipulados.
Contrato social do condomínio, que deve ser aprovado em assembléia por pelo menos 2/3 dos condôminos. Documento jurídico que estabelece as normas de convivência entre os condôminos, bem como a forma de utilização das áreas de uso exclusivo e comum, entre outros aspectos.
Utilizada para atualizar o valor da moeda e seu poder de compra, com base em índice de inflação apurado no período. A correção monetária visa compensar os efeitos da inflação.
O mesmo que Comissão. É a remuneração do corretor de imóveis.
Profissional responsável pelo trabalho de aproximação do vendedor e comprador em uma transação imobiliária. O corretor habilitado para exercer as funções de intermediador na comercialização de imóveis deve estar inscrito no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis).
Cozinha com abertura para sala de estar e/ou jantar, geralmente delimitada apenas por um balcão.
Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.
Conselho Regional de Corretores de Imóveis
Modalidade de crédito com recursos do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS), com taxas mais baixas do mercado, destinado ao financiamento de habitações populares.
Empréstimo concedido pelas instituições financeiras para comprar, construir, reformar ou financiar casa própria.
Aquele que concede a alguém um crédito, um empréstimo.